sábado, 10 de abril de 2010

Ferramentas de Prototipação (Mockup)

Antes de começar a desenvolver algum software ou website, é interessante você fazer um rascunho para ter uma idéia de como essa aplicação vai ser.

Ao fazer isso, você economiza tempo de desenvolvimento, pois enquanto faz o desenho, você já está de certa forma validando e verificando se sua aplicação está coerente.

Isso pode ser feito usando papel e lápis, mas existem algumas ferramentas que podem ajudar nessa tarefa. São as chamadas ferramentas de prototipação ou mockup.

Recentemente precisei usar uma ferramenta para fazer protótipos, então avaliei todas as que achei no Google, e  gostaria de postar aqui as que, na minha opinião, valem a pena você conferir. Vamos lá.
  • Lumzy: Totalmente online, totalmente free, vários componentes, permite visualização do protótipo e ligação entre as telas de um projeto. Vou ser sincero, tentei usar, mas parece que está com alguns bugs, algumas coisas não funcionaram direito, enfim, não senti confiança e passei para outra.
  • Cacoo: Totalmente online, totalmente free. Permite a criação de diversos tipos de diagramas, não apenas protótipos de telas. Não permite a ligação entre as telas de um projeto. A palheta de componentes para a criação de protótipos de tela não é muito atraente, não tem todos os componentes que as outras ferramentas tem.
  • Mockingbird: Totalmente online, totalmente free, vários componentes. Permite a visualização do protótipo. Não permite a ligação entre as telas de um projeto. Eu gostei dessa :-)
  • Pencil: Totalmente free, pode ser usada como um complemento para o Firefox ou então ser executado separadamente. Ótimos componentes, várias opções de configuração, funciona muito bem. Permite a importação de palhetas de componentes de terceiros. Não permite a ligação entre telas de um projeto. Essa eu recomendo :-D
  • Balsamiq: Se você puder pagar por uma ferramenta, eu recomendo essa. A palheta de componentes é excelente, e ela é muito fácil de usar. Tem uma versão online de avaliação que você pode usar sem problemas, só que de tempos em tempos aparece uma mensagem, mas vai tranquilo. Permite exportar para PDF e PNG.
Você pode encontrar outras ferramentas, como as que estão listadas aqui, mas como eu disse no início do post, avaliei todas elas, e as que me chamaram mais a atenção são as que listei acima.

Um comentário:

  1. Muito bom!
    Abri todos, mas testei primeiro a sua dica quanto ao "Mockingbird" e tb gostei, tanto que nem cheguei a olhar os outros ainda rsrs
    Já estou utilizando o mocking no meu projeto ;)
    Valeu pela dica.

    ResponderExcluir